top of page

CRIE UM MAPA PARA ALCANÇAR OBJETIVOS

  • Foto do escritor: Daniele Freitas
    Daniele Freitas
  • 23 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Já sabemos que para conseguirmos atingir os nossos objetivos precisamos definir metas. Contudo, a vida é repleta de demandas e responsabilidades, e encontrar clareza sobre qual o melhor caminho seguir se torna difícil. É por isso que quando decidimos realizar mudanças e definir um ponto de chegada, precisamos empregar algumas estratégias para desenvolver um mapa que pode nos guiar:


Dividir suas metas em diferentes períodos de tempo permite que você estabeleça uma progressão mais clara em direção ao seu objetivo. Por exemplo, você pode começar definindo metas diárias, como dedicar 10 minutos à meditação, ou arrumar a cama todos os dias, e expandir para metas semanais, como praticar exercícios físicos três vezes por semana, e metas mensais.

Por exemplo, reflita sobre experiências passadas onde você conseguiu conquistar algo ou então quais são os seus pontos mais fortes, como curiosidade, energia, apreço por aprender entre outros, que podem contribuir para aumentar sua disposição. Use essas informações para estabelecer metas relacionadas e realizar as atividades, como dedicar 30 minutos diários para descobrir uma forma criativa de cumprir a tarefa (criatividade). Aliás, existe um questionário criado por Martin Seligman, o VIA Survey, que ajuda a identificar seus pontos fortes. Se tiver curiosidade, visite o site Authentic Happiness (upenn.edu)

: Em vez de se preocupar com questões além do seu alcance, concentre-se em cuidar do seu ambiente interno e externo. Isso inclui organizar sua casa, estabelecer uma rotina de sono adequada, praticar técnicas de relaxamento e respiração, além de cultivar relacionamentos com pessoas que possam te apoiar. 

Comece estabelecendo metas de curto prazo, como resistir à vontade de comer doce durante a próxima hora. Em seguida, expanda para metas diárias, e assim por diante. Esse processo gradual permite que você construa confiança e mantenha a motivação ao longo do caminho.

Recursos simples, como lembretes no celular para cumprir determinadas tarefas, o uso de um diário para registrar suas emoções e progresso, e contar com o apoio de amigos ou familiares comprometidos em ajudá-lo. Essas ferramentas ajudam a manter o foco e acompanhar seu progresso.

É importante compreender que, ao longo do caminho, você poderá enfrentar momentos de dificuldade. Lembre-se de que um pequeno deslize não deve ser motivo para se punir, mas sim uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Foque no progresso geral. Não nascemos prontos.

Estabelecer datas para iniciar um programa de exercícios, dar início a uma terapia ou qualquer outra meta específica pode ajudar a manter o foco e a motivação. Além disso, ao definir uma data de término, você poderá acompanhar seu progresso e celebrar as conquistas alcançadas ao longo do tempo.

Enfrentar desafios ao definir metas e objetivos é uma realidade comum a todos nós. Caso sinta mais dificuldade, um psicólogo poderá fornecer suporte, orientação e estratégias personalizadas para auxiliar.

Posts recentes

Ver tudo
IDENTIDADE E PERSONALIDADE

A compreensão da psicologia humana é uma jornada fascinante que nos leva a explorar conceitos fundamentais, como identidade e...

 
 
 
TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

A Terapia Cognitivo comportamental é baseada na premissa de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados e...

 
 
 

Comments


PsiDanieleFreitas

bottom of page