top of page

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

  • Psi Daniele Freitas
  • 9 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de set. de 2024


Custom alt text

A Terapia Cognitivo comportamental é baseada na premissa de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados e influenciam diretamente nossa forma de ver o mundo e nos relacionar com ele. Por meio de um processo terapêutico estruturado, você poderá desenvolver habilidades para identificar padrões de pensamentos negativos e disfuncionais, substituí-los por pensamentos mais realistas e adaptativos, e assim promover mudanças comportamentais positivas. 

A TCC é uma terapia focada na resolução de problemas, na psicoeducação e é colaborativa. Logo, ela pode ser diretiva, explicativa, mas também trabalha com a colaboração do cliente que irá trazer a cada semana alguma demanda que pretende trabalhar e junto com o terapeuta buscarão soluções. A estrutura da terapia envolve diferentes etapas, cada uma delas desempenhando um papel importante no processo de transformação:

1. Entrevista Inicial: No primeiro contato você terá a oportunidade de compartilhar suas preocupações, desafios e metas terapêuticas. A entrevista leva algum tempo e nela o terapeuta fará uma série de perguntas sobre o que te levou para a terapia, quais os sintomas, como estão as suas relações e quais objetivos, além de explicar como a terapia funciona.

2. Educação sobre a TCC: Nesta etapa, serão fornecidas informações ao cliente sobre os princípios básicos da TCC, como os pensamentos, emoções e comportamentos se influenciam mutuamente. Essa educação ajuda o cliente a compreender como seus pensamentos podem afetar suas emoções e comportamentos, e como a TCC pode ajudá-lo a modificar padrões disfuncionais.

3. Sessões Terapêuticas: Após a entrevista inicial, as sessões regulares de terapia serão agendadas. Durante essas sessões, o trabalho terapêutico é feito de forma colaborativa com o paciente, utilizando técnicas e estratégias da TCC para explorar e desafiar seus padrões de pensamentos disfuncionais, identificar crenças limitantes e ajudá-lo(a) a desenvolver novas perspectivas e habilidades para lidar com suas dificuldades. As sessões são pautadas por uma abordagem prática e focada no presente.

4. Manutenção e Prevenção de recaídas: Ao longo do processo terapêutico, a Psicóloga irá fornecer suporte contínuo, orientação e feedback para auxiliá-lo(a) na implementação das estratégias aprendidas nas sessões. A prática regular das técnicas e o desenvolvimento de novos comportamentos saudáveis são essenciais para a manutenção dos resultados obtidos e prevenção de recaídas.

5. Finalização do Atendimento: A medida que você progride na terapia, chegará o momento de finalizar o atendimento. Esse processo é gradual e ocorre quando você atinge suas metas terapêuticas, sente-se confiante para lidar com os desafios cotidianos e adquire autonomia na aplicação das habilidades adquiridas. 

A terapia cognitivo-comportamental vem sendo estudada e testada no tratamento de diversas demandas, demonstrando boas evidências no tratamento para depressão, ansiedade, transtornos alimentares entre outros. Além disso, ela pode auxiliar em diversas áreas de nossa vida. Mas como mencionado acima, a terapia é colaborativa e não é possível garantir resultados.

Se você está em busca de autoconhecimento e melhoria na sua qualidade de vida, entre em contato para agendar uma consulta e dar o primeiro passo rumo ao bem-estar emocional e ao alcance dos seus objetivos. 

Posts recentes

Ver tudo
IDENTIDADE E PERSONALIDADE

A compreensão da psicologia humana é uma jornada fascinante que nos leva a explorar conceitos fundamentais, como identidade e...

 
 
 
EMAGRECIMENTO É CONSEQUÊNCIA

Cada vez mais observo as pessoas buscando o emagrecimento, mas quando analisamos mais a fundo, vemos que não é exatamente uma questão de...

 
 
 

Comentários


PsiDanieleFreitas

bottom of page